Um novo propósito para embalagens pós-consumo
O Instituto LOOP é uma entidade gestora que transforma resíduos em oportunidades, promovendo a Logística Reversa em todo o Brasil.
Atuamos como um entidade gestora de logística reversa de embalagens pós-consumo para garantir a correta destinação de materiais recicláveis.
Investimos e incentivamos o desenvolvimento de associações de catadores e cooperativas, promovendo impacto social positivo nas comunidades onde atuamos.
Auxiliamos as empresas no retorno das embalagens ao ciclo produtivo, garantindo o cumprimento das legislações sobre responsabilidade compartilhada de resíduos sólidos.
Difundimos a educação ambiental com foco na economia circular, promovendo boas práticas para tornar o Brasil um país mais sustentável.


Somos um instituto dedicado a garantir que as empresas cumpram suas responsabilidades ambientais, ao mesmo tempo em que promovemos impacto social positivo. Nossa missão é estruturar a cadeia de logística reversa, transformando resíduos em insumos produtivos e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da base da reciclagem no Brasil.



Nosso trabalho está alinhado às diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG), ajudando empresas a reduzir riscos e fortalecer sua reputação.
Auxiliar empresas no cumprimento das legislações sobre responsabilidade compartilhada de resíduos sólidos.
Investir no desenvolvimento de associações de catadores e cooperativas.
Difundir educação ambiental e economia circular para um Brasil mais sustentável.
Envasa ou embala, vende e não compensa? Isso é infração ambiental.
Com os créditos de logística reversa, desta forma cumpra a lei de forma simples e sem burocracia.
A correta gestão de resíduos reduz o volume enviado para aterro, incentiva a reciclagem e valoriza resíduos, reduzindo a exploração de recursos naturais e a pegada de carbono.
O apoio ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem tem um impacto socioeconômico transformador, gerando renda, dignidade, profissionalização e inclusão para comunidades.
O cumprimento da legislação reduz riscos jurídicos e fortalece a marca, demonstrando compromisso real com a pauta ESG.


Índices de reciclagem insuficientes para metas de Logística Reversa no Brasil
Catadores como principais responsáveis pela reciclagem, mas sem valorização
Necessidade de inclusão e desenvolvimento social das comunidades


Cumprimento das exigências legais.
Fortalecimento da imagem sustentável da marca.
Diferencial competitivo no mercado.

A Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco regulatório na gestão de resíduos no Brasil. Entre seus principais aspectos, a lei estabelece a obri... ...more
Logística Reversa
October 30, 2025•3 min read

O Decreto Nº 11.413, de 13 de fevereiro de 2023, trouxe avanços significativos para os sistemas de logística reversa no Brasil ao instituir novos instrumentos de incentivo à reciclagem. Essa regulamen... ...more
Logística Reversa
October 30, 2025•4 min read

A Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é um marco na legislação ambiental brasileira. Seu objetivo é estabelecer diretrizes para a gestão... ...more
Logística Reversa
October 30, 2025•4 min read

Av. Candido Abreu, 70, 5º andar
Curitiba – Paraná